Mesoperiferia: conheça e contribua com esse movimento cultural

23:55


Hoje, além de trazer uma super dica cultural para você (como é a missão do Refração Cultural), eu também quero divulgar, ajudar e, para alguns, apresentar um projeto social que nasceu na zona norte da cidade de São Paulo.

O movimento cultural Mesoperiferia surgiu em 2001, quando um grupo de jovens do distrito de Vila Medeiros organizou um evento onde percorreram o bairro levando sua poesia para os demais moradores da região. Em um exercício, até mesmo, de conhecimento e reconhecimento do lugar onde moravam, saíram com suas bicicletas declamando poesias e contagiando pessoas de todas as idades. Esta foi a "1ª CICLOESIA: Poesia em movimento na Zona Norte – Pela não-violência através da justiça social.”


A partir daí, em conjunto com bandas que se apresentavam em um bar da zona norte aos finais de semana, conseguiram um espaço para inserir poesia dentro de atrações musicais e realizar um sarau aberto a quem quisesse dividir sua poesia com os demais, chamado Sarau do Lê. Além disso, passaram a utilizar os vagões do trem para realizar um sarau para todos, chamado Sarau do Trem.

Atualmente, permanecem atuando na organização e produção de eventos como os já mencionados, além de oficinas de cinema com alunos de escolas públicas, entre outras intervenções.

O nome do movimento surgiu de um neologismo que significa morar entre as periferias, estar num local geopolítico conflitante entre ter e não ter equipamentos públicos e desenvolvimento sócio-econômico. E surgiu da consciência da carência de eventos e espaços para cultura e lazer na região, obrigando o jovem a se deslocar até o centro urbano ou outros bairros para ter acesso a eles.

Em 2007, o professor e escritor Rogério Nogueira publicou seu livro de poesias intitulado "Mesoperiferia" onde relata os eventos e as percepções do movimento.


Hoje, o movimento se arrisca em um novo projeto: a estréia do longa independente "Mesoperiferia - O filme". Misturando ficção com realidade, o enredo passeia pelas vielas dos bairros da Vila de Medeiros, Jardim Brasil, Vila Sabrina, Edu Chaves, Jaçanã, entre outros, explorando e conhecendo personagens peculiares e narrando de forma poética a história do movimento.

O projeto está na fase de produção final e é uma parceria com as oficinas de cinema com alunos de escolas municipais da rede pública, como já mencionado. Com o objetivo de aumentar a qualidade técnica e possibilitar o fornecimento de uma formação melhor aos alunos, o movimento criou uma arrecadação de valores via internet. Assim, além de promover a troca de conhecimento sobre a linguagem cinematográfica, é possível criar para ambos, educandos e educadores, a perspectiva de uma carreira profissional nesta área.

As doações podem ser feitas a partir de R$10,00 e você ainda tem direito a brindes especiais, como ingressos para a estréia, pôster e até camiseta personalizada do filme! Quer saber como ajudar e contribuir? Simples! É só você acessar esse link: http://www.kickante.com.br/campanhas/mesoperiferia-o-filme-0, escolher o valor de sua doação e optar ou não pela recompensa. Pronto! Você estará ajudando muito a propagar cada vez mais cultura para o próximo.

Mas a crise está aí, a situação não está muito fácil, você se identificou com o projeto e quer muito ajudar?! Ótimo, compartilhe esse post em sua rede social, curta a página do Refração Cultural para ajudar na divulgação do post, retuite, curta no instagram (Twitter / Facebook / Instagram). Dissemine essa ideia para seus amigos, familiares, conhecidos. Visite a página do projeto (Mesoperiferia) e divulgue a iniciativa. Aaah, e tem mais gente ajudando! Fazendo algumas pesquisas na internet encontrei outro blog que também conta um pouco sobre o movimento. Material é o que não falta para você conhecer!

O longa está previsto para lançamento em Julho deste ano e logo abaixo segue o teaser do filme, então, vamos plantar a sementinha cultural em nossos corações e ajudar o "Mesoperiferia - O Filme" estrear com muita luz e a colaboração de muita gente!


Eu já fiz minha parte. Venha fazer também!



You Might Also Like

1 comentários

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe