[CinematekaDaFani] Enquanto você dormia (While You Were Sleeping, 1995)

22:54


Citação favorita da Fani:




Lucy: Você acredita em amor à primeira vista? Não, 
aposto que não. Você deve ser muito sensível para isso.
Ou já viu alguém e soube que se aquela pessoa realmente
conhecesse você, teria, é claro, se livrado da modelo perfeita
com quem estava e se daria conta de que você era a pessoa com
quem queria envelhecer? Alguma vez já se apaixonou por alguém
com quem nunca conversou?

Já deu para notar que a Fani gosta de filmes mais antigos, o terceiro capítulo é aberto por uma comédia romântica estrelada por Sandra Bullock e Bill Pullman, trata-se do longa Enquanto você dormia (While You Were Sleeping, 1995).


Sinopse:

Uma solitária funcionária (Sandra Bullock) do metrô de Chicago tem fantasias sobre um passageiro habitual (Peter Gallagher) que nunca falou com ela. Um dia ele é assaltado e jogado nos trilhos do metrô. Ela o salva, mas ele fica em coma e quando ela vai visitá-lo no hospital acaba sendo confundida como a noiva da vítima. Se a situação se complica por um lado por outro ela passa a ter novamente uma família para cuidar dela, algo que não sentia há muito tempo, e ao mesmo tempo começa a se apaixonar pelo irmão da vítima (Bill Pullman).
_________________________________________________________________________________

O enredo conta a história de Lucy, uma garota solitária que mora com um gato e trabalha em uma bilheteria de estação de trem. O espectador passa a acompanhar os dramas dessa mulher carente que se sente atraída por um passageiro que pega o trem todos os dias no mesmo horário, no entanto ela nunca conversa com ele.

Na véspera de natal, como a garota não possui família, ela é escalada para trabalhar. E aí, tudo começa a acontecer, o cara por qual ela é encantada acaba sendo assaltado na plataforma do trem e é jogado nos trilhos. Lucy, em um momento de desespero, acaba descendo nos trilhos para tentar retirar o rapaz e termina salvando sua vida.

É necessário deixar claro o quão sonhadora a personagem Lucy é. Por ser tão solitária ela possui a mania de falar consigo mesma em voz alta. E é essa mania que a coloca em uma grande confusão e mal entendido. Enquanto ela está falando com ela mesma em voz alta, uma enfermeira acaba a interpretando erroneamente e supondo que Lucy é a noiva de Peter, o rapaz do trem.


Quando a família de Peter chega ao hospital, em meio a uma grande confusão e desespero já que o rapaz acaba entrando em coma, eles acabam acreditando que Lucy é realmente a noiva de Peter e a acolhem. A garota, no entanto, fica sem coragem de dizer a verdade e acaba se passando pela futura esposa do rapaz.

O enredo é simples e leve, mas chega a tocar e convencer como a protagonista acaba se apaixonando pela família de Peter, ela vai se envolvendo pouco a pouco com cada um e percebendo que, mesmo sendo uma coisa ruim, o acidente e a possibilidade de terem uma nova integrante na família fizeram com que todos se unissem para superar a tragédia e acolher a nova parente.

Diversas vezes eu me peguei rindo com as trapalhadas da protagonista para tentar manter em segredo que só conhecia o rapaz de vista. Apesar de ser um humor bem simplista e inocente, é extremamente fácil se divertir com Lucy tentando se livrar das acusações e inquisições do irmão mais novo de Peter, Jack.

É o típico filme de natal, onde o sentimento natalino é sentido em cada cena do longa, mas não daquela forma clichê, aquela "magia do natal". Ele torna a magia possível de forma singela, doce e cômica, na maioria das vezes. O enredo deixa claro que toda a mágica do natal só depende de nós mesmos e de nossas escolhas, e que essa magia não, necessariamente, deve ser exclusiva de apenas uma época do ano.

Enquanto você Dormia, é aquele filme para assistir com toda a família juntinha no sofá, comendo uma pipoca, num sábado a tarde chuvoso. É divertido, leve, cômico, tocante e acolhedor. É o tipo de filme que nos faz acreditar mais uma vez que sonhar é necessário.





You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Bárbara, tudo bem?
    Eu li todos os livros de FMF e me apaixonei pelo detalhe das indicações de filme, deixa a gente mais próximo dos personagens né? Marquei vários para assistir haha

    Estou louca de curiosidade para saber quais as séries que devem ser indicadas em Minha Vida Fora de Série ♥

    Amei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu <3

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. i, Ana! Tudo ótimo e você?

      Aaah, as indicações são uma coisa incrível, não?! Eu precisava assistir a todos, mesmo que eu já tenha visto alguns só para me sentir um pouco mais pertinho da Fani e do Léo!

      Ainda não tive a oportunidade de ler Minha Vida Fora de Série, mas já está na TBR desse ano :)

      Fico muito feliz que tenha gostado do blog e pode ter certeza que eu visitarei seu blog! Muito obrigada por nos acompanhar.

      Beijos,
      Bá <3

      Excluir

O que achou? Deixe seu comentário! :)
Obrigado por nos visitar

Refração Cultural no Facebook

Refração Cultural no Twitter

Subscribe